O Arroz à Grega é um prato que combina simplicidade e sabor de uma maneira única, encantando paladares por onde passa. Uma ótima opção para uma refeição saborosa, prática e econômica de fazer, aproveitando o que tem na geladeira. E com uma curiosidade: apesar do nome, sua origem não é grega!
Origem do Arroz à Grega
A receita, que leva arroz, legumes e algumas vezes até frutas secas, é brasileiríssima! Surgiu da criatividade brasileira para reaproveitar arroz e outros ingredientes. E, na hora do batismo, nada como dar um nome chique. A única ligação com a Grécia, é pela influência da culinária mediterrânea, que usa e abusa em seus preparos, de azeites e legumes variados, criando pratos muito coloridos.
Então, apesar de não ter sido criado na Grécia, é um prato tão saboroso e colorido, que até os deuses do Olimpo iriam adorar. E ao longo do tempo o Arroz à Grega se popularizou muito, especialmente em festas e celebrações, graças à sua aparência colorida e seu sabor reconfortante. Vamos agora explorar esta delícia que certamente trará alegria para sua mesa. Vamos a ela!
Ingredientes Para o Arroz à Grega:
2 xícaras de arroz
4 xícaras de água
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola picada
1 cenoura média, cortada em cubos pequenos
2 dentes de alho, picados
1 pimentão, vermelho pequeno, cortado em cubinhos
1 pimentão amarelo pequeno, cortado em cubinhos
½ xícara de ervilhas frescas ou congeladas
½ xícara de milho-verde
¼ de xícara de uvas-passas
2 colheres (sopa) de salsinha picada
Sal a gosto
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto