Chipa Paraguaia, a Iguaria Que Tomou Conta do Mato Grosso do Sul e se Espalhou Pelo Brasil

chipa-paraguaia

A Chipa Paraguaia é um ícone da culinária daquele país, que conquistou corações no Brasil e no mundo. Em particular no Mato Grosso do Sul, esses pãezinhos de queijo, feitos com ingredientes simples e cheios de sabor e muito parecidos com o nosso Pão de Queijo, são uma verdadeira iguaria. Com raízes indígenas e espanholas, criado na época das missões jesuítas, a Chipa Paraguaia é um perfeito exemplo de como a fusão de culturas pode criar algo tão excepcional na gastronomia. Apenda agora como preparar essas delícias caseiras, perfeitas para um café da manhã, lanche ou acompanhamento de pratos. Vamos a ela:

Ingredientes:

500g de polvilho doce

200g de queijo meia-cura (minas padrão), ralado

3 ovos

100g de manteiga derretida

½ xícara de leite

1 colher (chá) de sal

Erva-doce (opcional)

Como Fazer:

  1. Pré-aqueça o forno a 180°C e forre uma assadeira com papel manteiga.
  2. Em uma tigela grande, coloque o polvilho doce e o queijo ralado. Se estiver usando, acrescente agora a erva-doce para um sabor especial.
  3. Em outra tigela, bata os ovos e junte a manteiga derretida, o leite e o sal, misturando bem.
  4. Despeje a massa líquida na tigela com o polvilho e o queijo. Amasse bem até que todos os ingredientes estejam bem incorporados e a massa esteja homogênea.
  5. Modele bolinhas do tamanho de bolinhas de pingue-pongue, e coloque-as na assadeira previamente preparada, deixando espaço de 1 cm entre elas.
  6. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 20 a 25 minutos, ou até que estejam douradas e firmes.
  7. Deixe esfriar antes de servir. Se preferir, as Chipas podem ser apreciadas mornas.

Sugestão: Em uma variação muito popular, experimente acrescentar cubos de bacon frito, fica uma delícia! Também são comumente modelados em formato de ferradura.

A Chipa Paraguaia é uma verdadeira explosão de sabor e uma excelente maneira de experimentar um pedaço da culinária paraguaia. Com sua textura macia e sabor de queijo, são ideais para qualquer hora do dia ou da noite, servidas em um delicioso lanche, ou como acompanhamento para uma refeição. Será difícil comer apenas uma. Bom apetite!

Também pode lhe interessar:

Sopa Paraguaia, a sopa que não é sopa