Clássicos Brasileiros: Bolinho de Frango de Itapetininga, Patrimônio da Cidade Que Participa Até de Novela

bolinho-de-frango

Origens do Bolinho de Frango de Itapetininga:

Há duas versões mais recorrentes. Uma delas diz que surgiu na cidade de São Miguel Arcanjo pelo Sr. Paulino, pai de Dona Antônia Deocleciano. Quando seu pai faleceu, ela teria se mudado para Gramadinho, em Itapetininga, onde começou fazer a iguaria, vendida no bar de seu marido, Odilon de Freitas. O bar era frequentado por tropeiros e muleiros, vindos do Rio Grande do Sul com destino a Sorocaba. Com o surgimento da rodovia Raposo Tavares o movimento intensificou-se, e a fama do Bolinho de Frango também.

Outra Versão:

Há também a menção de ter sido criado por uma mulher chamada de Dona Cuta, há mais de cem anos, que passou a vender o quitute em seu bar. Aqui as histórias de confundem: os frequentadores se encantaram com o bolinho e passaram a compartilhar principalmente com viajantes (pois os bares seriam em beira de estrada), que também passaram a divulgar.

Até na Novela:

Qualquer que seja a versão, fato é que a receita é do Sudoeste Paulista, e desde 2005 é Patrimônio Cultural de Itapetininga — Lei 4.982 de 03/10/2005. Encontrado em diversos locais da cidade, tais como bares e restaurantes, lanchonetes e padarias, barraquinhas de rua, além de ser muito popular nas festas e quermesses da cidade, gera o sustento de muitas famílias. E é assim que o Bolinho de Frango de Itapetininga, em 2023, chega às telas da TV: como coadjuvante em uma novela. O personagem, que mora no Rio de Janeiro, vende o quitute em seu bar.

Ingredientes para o Bolinho de Frango de Itapetininga:

1 kg e farinha de milho

2 peitos de frango cozidos, desfiado e temperados.

5 colheres de polvilho azedo

2 ovos

Caldo do cozimento do frango ou caldo de frango

Cheiro verde picado

Alho picado a gosto

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Como Fazer o Bolinho de Frango de Itapetininga:

  1. Cozinhe o peito de frango com sal, alho, cebola e temperos a gosto em 2 litros de água ou de caldo de frango até que a carne fique macia.
  2. Retire o frango da panela e deixe esfriar. Reserve ambos, frango e caldo.
  3. Em uma tigela grande ou bacia, coloque a farinha de milho e umedeça com um pouco e água à temperatura ambiente e misture (é mais fácil com as mãos). Acrescente cheiro verde e aos poucos o caldo do frango já temperado. Misture, agora com o auxílio de uma colher, de forma vigorosa por uns 10 minutos até ficar uma massa lisa e homogênea. Deixe descansar por algumas horas.
  4. À parte, coloque os ovos, o polvilho e um copo d’água. Misture e junte à massa, sempre mexendo. A massa deve ter um ponto intermediário, ficando firme na colher, nem muito mole, nem muito dura. Acerte o ponto acrescentando um pouco mais de farinha ou de caldo, caso precise.
  5. Molde os bolinhos com o auxílio de uma concha, recheando com o frango desfiado. Eles não devem ser lisos, precisam ter irregularidades, o que causa mais crocância.
  6. Frite em óleo quente, até dourar. O tom correto é entre o amarelo-escuro e o laranja.

Dica: A massa dura até 3 dias sob refrigeração, ou seis meses se congelada.

Agora você já conhece e sabe como fazer o Bolinho de Frango de Itapetininga, uma iguaria sem igual que, caso já não a conheça, vai te impressionar. A casquinha crocante, a maciez da massa, bem temperada, o recheio de frango também bem temperado. É uma maravilha que vai se tornar frequente em sua cozinha. É ótimo como uma entrada ou mesmo para um lanchinho à noite, uma excelente pedida. Faça em casa que você não irá se arrepender. E nos conte nos comentário o que você achou. Bom apetite!