Clássicos Brasileiros: Delicie-se com o Inconfundível Bobó de Camarão

Bobò-de-camarão

Cada garfada do Bobó de Camarão, nos remete às praias ensolaradas da Bahia, onde a mistura de sabores intensos e a textura suave e cremosa em harmonia nos propiciam um memorável prazer gastronômico. Com raízes na cultura afro-brasileira, este prato é uma celebração de ingredientes frescos, temperos marcantes e tradições que atravessaram gerações. Se você pretende ter uma experiência gastronômica que une o calor tropical aos paladares mais exigentes, junte-se a nós nesta jornada e venha descobrir os segredos de um autêntico Bobó de Camarão.

Ingredientes do Bobó de Camarão:

1 kg de camarões frescos

500g de mandioca, descascada e cortada em pedaços

1 cebola, picada

4 dentes de alho, picados

1 pimentão vermelho, sem sementes e picado

2 tomates maduros, sem sementes e picados

200 ml de leite de coco

2 xícaras do caldo de camarão (ou caldo de legumes caso você não faça o de camarões)

1 pimenta dedo-de-moça, picada (se preferir menos apimentado, retire as sementes)

2 folhas de louro

Suco de 1 limão

2 colheres (sopa) de azeite

1 colher  (sopa) de azeite de dendê

Cheiro-verde agosto

Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Como Fazer o Bobó de Camarão:

  1. Prepare os camarões: Limpe os camarões, retirando as cascas, cabeça e rabo, e a tripinha preta, o intestino do bichinho. Aprenda duas boas técnicas para limpar o camarão, com um palito ou com a faca, no site Panelinha, da Rita Lobo. Tempere os camarões com o caldo de limão, sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Reserve.
  2. Faça o Caldo de Camarão: Coloque as cascas, cabeça e rabo em uma peneira e lave bem em água corrente. Em seguida, refogue em uma panela média, com o azeite de dendê, até que fiquem dourados. Faça um refogado adicionando cebola e alho picados a gosto. Adicione um litro de água, 2 folhas de louro e deixe ferver em fogo baixo até reduzir pela metade. Passe o caldo pela peneira e reserve.
  3. Cozinhe a Mandioca: Coloque a mandioca em uma panela de pressão, cubra com água e cozinhe por 20 a 30 minutos após pegar pressão. Ao final, deixe sair totalmente a pressão antes de abrir a panela. Se ainda não estiver suficientemente macia, volte à pressão por mais uns 10 minutos. Escorra e reserve.
  4. Faça o Refogado: Em uma panela grande em fogo médio, coloque o azeite e refogue a cebola, o pimentão, o alho e o tomate até murcharem. Transfira para um processador ou liquidificador, acrescente uma xícara do caldo do camarão e bata bem. Junte a mandioca cozida e bata até formar um creme liso. Caso necessário, adicione mais caldo. Reserve.
  5. Frite os Camarões: Retorne a panela ao fogo, regue com o azeite de dendê e vá fritando os camarões aos poucos, para não juntar líquido. Aproximadamente 1 minuto de cada lado. Retire da panela e reserve.
  6. Junte Tudo: Ainda na mesma panela, em fogo baixo, coloque o creme de mandioca e tempere com sal. Deixe ferver e junte o leite de coco, mexendo de vez em quando até formar um creme. Adicione os camarões fritos, misture e cozinhe por uns minutos. Acerte o sal, salpique cheiro-verde e sirva a seguir, acompanhado de arroz branco.

O Bobó de Camarão é mais do que apenas uma refeição, é uma mistura explosiva de sabores e tradições que refletem a Bahia e suas raízes culturais e gastronômicas. A combinação de ingredientes simples revela, a cada bocado, uma complexidade de sabores magistral, rica e inesquecível. Certamente este prato irá lhe transportar para uma praia tropical, com coqueiros e de areia branca, permitindo que saboreie a alegria, o calor e a tradição que somente um autêntico Bobó de Camarão pode proporcionar. Bom apetite!!

Também pode lhe interessar:

Clássicos Brasileiros: Camarão a Saint Jaques

Clássicos Brasileiros: Cuscuz Paulista

Desafio do Camarão: 5 Receitas Para Quem Não Segue Receitas

Clássicos Brasileiros: Arroz de Carreteiro