Há controvérsias sobre onde teria surgido o Filé Oswaldo Aranha, se no Restaurante Cosmopolita, apelidado de ‘Senadinho’, tamanha a frequência de políticos, ou se no A Minhota, também frequentado por políticos, diplomatas, empresários, escritores e esportistas. O que é certeza mesmo, é que o advogado, político e diplomata gaúcho de Alegrete, Ministro da Fazenda de Getúlio Vargas, Oswaldo Euclides de Sousa Aranha, de tanto pedir esse prato, ele acabou levando seu nome.
Modernizado por sua bisneta, a Chefe Bel Coelho, que mudou de alcatra ou filé mignon para a fraldinha, um corte mais magro, além das batatas portuguesas para purê de alho. Outras leituras mais popularizadas acrescentaram lâminas de alho frito sobre a carne, apesar de sua bisneta garantir que ele detestava alho.
Um delicioso filé alto, dourado em panela de ferro, acompanhado de batatas cozidas e fritas, chamadas de portuguesas, arroz branco e farofa (em algumas versões que juram ser a original, de ovos).
Ingredientes:
300g a 350g de alcatra, filé mignon ou fraldinha em medalhão
100g de bacon em cubos
2 colheres de manteiga (ou 100ml de óleo)
200g de farinha de mandioca biju
6 dentes de alho de bom tamanho
2 a 3 batatas médias
1 xícara de arroz branco
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Como Fazer:
- Farofa: Frite o bacon na manteiga ou óleo, junte a farinha de mandioca biju e deixe tostar. Acerte o sal e a pimenta.
- Alho: Fatie os 6 dentes de alho em lâminas finas e frite em óleo ou manteiga até que fiquem douradas.
- Batatas: Descasque e corte as batatas em lâminas de aproximadamente 0,5cm de espessura. Cozinhe rapidamente e frite em óleo. Sal a gosto.
- Arroz: prepare o arroz normalmente.
- Filé: Tempere com sal e pimenta-do-reino e frite em panela de ferro com um fio de óleo. A carne deve ficar mal passada.
- Montagem: Disponha as lâminas de alho sobre o filé, e ao seu lado, o arroz, para que receba os sucos da carne. Ao seu lado a farofa e as batatas.
E assim concluímos nosso File à Oswaldo Aranha, uma iguaria carioca que ganhou o país. Com a combinação da textura e sabor da farofa, a crocância das batatas e a combinação da carne mal passada com o alho frito crocante por cima, acompanhada de arroz ricamente umedecido pelos sucos da carne, é uma maravilha para se comer rezando. Bom apetite!