Antes de se tornar parte do emblemático prato Virado à Paulista, o Virado e Feijão já existia de forma independente, como uma maneira engenhosa e deliciosa de fazer comida simples, mas com sustância.
A origem do prato é da época dos tropeiros, que durante os séculos XVII, XVIII e XIX, distribuíam mantimentos pelo Brasil. O principal trajeto percorrido era para levar o ouro de Minas Gerais para os portos, de onde seguiria para Portugal. Na volta traziam mercadorias as mais diversas, como mantimentos, roupas e remédios, que eram comercializados com as populações das regiões pelas quais passavam. A alimentação durante as viagens tinha que ser composta por ingredientes duráveis, como o toucinho, a farinha, o fubá, o feijão e a carne seca, por exemplo. Estes eram basicamente os mesmos ingredientes do Virado. Ele ganhou esse título por ser constantemente revirado na panela com a colher de pau. Com o passar do tempo, o prato saiu do acampamento e entrou para o cotidiano das casas brasileiras, tornando-se sinônimo de comida afetiva.
No início do século XX, com a industrialização e o crescimento das cidades, as pessoas não tinham mais como almoçar em casa todos os dias. Surgiram então os bares e restaurantes paulistanos, onde famílias serviam comida caseira. Para facilitar, ofereciam um prato a cada dia da semana, o chamado ‘prato do dia’, ‘prato feito’ ou, de forma resumida, ‘PF’. E às segundas-feiras era servido o Virado de Feijão, acompanhado de bisteca de porco, arroz e ovo frito. Nascia um prato que se tornou extremamente popular, e que perdura até hoje, o Virado à Paulista.
Hoje, o Virado de Feijão pode ser servido como acompanhamento, como prato principal, ou como base para outros pratos mais elaborados. Com ingredientes muito simples e preparo descomplicado, é perfeito para o dia a dia e ainda permite infinitas variações.
Aprenda agora como preparar esse clássico da culinária brasileira.
Ingredientes Para o Virado de Feijão
- 2 xícaras de feijão-carioca já cozido (mas firme, e com um pouco do caldo)
- 1 cebola média picada
- 3 dentes de alho picados
- 150g de bacon, cortado em cubos
- 1 gomo de linguiça calabresa defumada, cortada em cubos
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva ou banha
- 1 xícara de farinha de mandioca (preferencialmente torrada)
- 1 ½ xícara de couve-manteiga finamente fatiada a gosto
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Cheiro-verde picado a gosto
Como Fazer o Virado de Feijão
- Em uma panela larga, aqueça o óleo ou banha e refogue o bacon até começar a dourar.
- Adicione e refogue a cebola até ficar translúcida. Adicione o alho e deixe dourar levemente, tomando cuidado para não queimar.
- Acrescente a linguiça calabresa e refogue por não mais de 2 minutos. Não deixe muito tempo, pois ela pode ficar dura.
- Junte o feijão já cozido com um pouco do caldo. Mexa bem para incorporar os temperos e deixe levantar fervura.
- Reduza o fogo e acrescente a couve fatiada, mexendo até ela começar a murchar.
- Adicione a farinha de mandioca aos poucos, mexendo sem parar. A mistura vai engrossando e começa a adquirir uma textura cremosa e firme. Continue mexendo até atingir o ponto desejado – ele deve estar bem ligado, mas ainda úmido. Se secar demais, adicione mais um pouco do caldo do feijão. Se muito líquido, mais farinha.
- Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, mas sem exageros, pois o bacon e a linguiça já são salgados. Prove. E acrescente o cheiro-verde picado, mexendo bem.
- Sirva imediatamente.
Dica Extra: Você pode incrementar seu Virado de Feijão adicionando ovos mexidos à mistura, dando mais sabor e cremosidade ao prato. Além de cubinhos de torresmo, o que dará um toque de crocância.
O Virado de Feijão…
…é a prova viva de que a simplicidade pode ser incrivelmente saborosa. Mais do que um acompanhamento, ele representa a criatividade da cozinha brasileira em transformar o básico em algo memorável. Cada colherada é um elo com o passado, com as histórias de nossos avós, com os almoços de domingo e com os sabores que formam a base de nossa identidade culinária.
Se você busca um prato fácil de fazer, econômico e que agrada a todos, o Virado de Feijão é a escolha perfeita. Faça hoje mesmo e redescubra o prazer de comer bem com o que há de mais tradicional e afetivo na mesa brasileira. Bom apetite!
Também Pode lhe Interessar:
Clássicos Brasileiros: Feijão Tropeiro, o Sabor de Nossa História
Clássicos Brasileiros: Caldinho de Feijão, Uma Receita Irresistível
Costelinha de Porco ‘Pingando Água’, Fica Incrível
Feijão Branco com Molho de Tomate
Cassoulet, a Tradicional e Deliciosa Feijoada Francesa Feita com Feijão Branco
Bisteca de Porco Assada com Ervas: Uma Explosão de Sabor
Bisteca de Porco no Forno Prática e Rápida
Clássicos Brasileiros: A Feijoada
Linguiça Toscana Grelhada com Vegetais Assados
Carne de Porco à Moda Chinesa, surpreenda-se com a simplicidade