Clássicos Brasileiros: Palha Italiana, Tradicional e Elegante

Palha Italiana

Na vasta paisagem culinária brasileira, onde cada região é uma sinfonia de sabores e tradições gastronômicas, há uma doçura que vem do sul e se destaca por sua simplicidade encantadora e sabor irresistível: a Palha Italiana.

Origem da Palha Italiana

Apesar do nome, a Palha Italiana surgiu no sul do Brasil, influenciada por dois doces tradicionais trazidos por imigrantes ainda no Século XIX: o português “salame de chocolate’, e o seu equivalente italiano “salame di cioccolato”. A receita do ‘salame de chocolate’ leva chocolate, manteiga e biscoitos, mas também ovos, e ás vezes, vinho e amêndoas. E por que palha? Segundo algumas versões, a palha viria da casca da amêndoa, que teria que ser retirada para fazer o doce. Mas certeza mesmo, ninguém tem. E por que italiana? Esta realmente ninguém sabe. O doce poderia tranquilamente se chamar palha portuguesa, que faria o mesmo sucesso.

Independentemente do nome, é claro que teve influências portuguesas e italianas, originou-se nas cozinhas caseiras do sul do país, e conquistou corações em todo o mundo com sua combinação de biscoitos, chocolate e um toque de criatividade. Nesta receita, vamos mergulhar na arte de fazer a Palha Italiana, acrescentando um toque de elegância que a transformará em uma estrela em qualquer mesa. Vamos a ela!

Lista de Ingredientes Para a Palha Italiana:

1 lata de leite condensado

2 colheres (sopa) de manteiga (ou margarina) sem sal

4 colheres (sopa) de cacau em pó

200 g de bolacha de maisena

Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Como Fazer a Palha Italiana: