Couve-Flor Gratinada, Clássica e Elegante

Couve-Flor-Gratinada

Como Fazer a Couve-Flor Gratinada:

Prepare a Couve-Flor e Faça o Bechamel:

  1. Pré-aqueça o forno a 220°C.
  2. Separe a couve-flor em floretes e lave bem. Cozinhe com sal em água fervente por uns 5 minutos, ou até que os floretes fiquem ligeiramente macios. Escorra e reserve
  3. Faça um roux: leve uma panela ao fogo médio e derreta a manteiga. Adicione a farinha de trigo e mexa continuamente por uns 2 minutos.
  4. Acrescente todo o leite e use um batedor de arame ou fuê para misturar bem de dissolver os grumos. Junte a cebola inteira e o alho, apenas cortados ao meio mas sem picar, e as folhas de louro. Serão descartadas depois. Servem para dar mais sabor ao molho.
  5. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz moscada ralada na hora a gosto, e mantenha em fogo médio por uns 20 minutos, mexendo ocasionalmente até engrossar. Este é o molho Bechamel.

Faça a Montagem:

  1. Retire e descarte a cebola, os alhos e as folhas de louro. Em um refratário de aproximadamente 27 cm x 18 cm, coloque metade do molho. Caso prefira, também pode utilizar cumbuquinhas individuais (ramequins). Coloque os floretes de couve-flor sobre o molho, distribuindo igualmente. Cubra com o restante do bechamel, mas deixe uma borda para evitar que borbulhe e derrame. Se estiver usando cumbucas individuais, coloque-as em uma forma antes de levar ao forno.
  2. Polvilhe com o queijo parmesão e asse por cerca de 20 minutos, ou até que esteja gratinado e dourado. Caso seu forno disponha, use a função Grill.
  3. Retire do forno e deixe descansar por uns instantes antes de levar à mesa.
  4. Salpique com salsinha fresca picada antes de servir.

A Couve-Flor Gratinada é não apenas um prato elegante, mas também uma manifestação de conforto e carinho que ultrapassa o simples alimento. Cada bocado desta delícia nos remete às memórias de refeições em família e momentos de aconchego ao redor da mesa. Que este prato aqueça o seu lar e traga sorrisos aos rostos de quem você mais ama. Que cada pedaço seja uma lembrança de que encontramos satisfação e energia no alimento que nos conecta e nos uns, mesmo nos momentos mais simples. Sirva em um jantar formal como acompanhamento de uma carne, por exemplo, ou em uma refeição com amigos e familiares, até mesmo como prato principal, Aproveite cada bocado, celebrando a magia culinária, que alimenta e une almas e corações. Bom apetite!!

Também pode lhe Interessar:

Risoto de Cogumelos: Uma Ode à Simplicidade e Elegância

Clássicos Brasileiro: Escondidinho de Frango, Muita Cremosidade, Sabor e Conforto

Clássicos Brasileiros: Feijão Tropeiro, o Sabor de Nossa História

Ossobuco à Milanesa, Uma Delícia da Culinária Italiana

Cupim na Panela de Pressão: Um Sabor Surpreendente em Pouco Tempo

Dieta Mediterrânea: Torta de Ricota com Tomate Seco

Lombo com Ameixas, uma explosão de sabores agridoces

Frango Assado na Cerveja, Fácil, Prático, mas com um Sabor Inconfundível