Cuscuz Mediterrâneo Leve e Nutritivo, Uma Explosão de Sabores

O Cuscuz Mediterrâneo (ou cuscuz), elemento da dieta de mesmo nome, faz-se com sêmola de trigo, assim como o marroquino e serve-se frio. Muito saboroso e refrescante, a exemplo das demais receitas desta dieta Certamente você conhece o cuscuz nordestino, que muitos reputam como sendo o original, raiz, feito apenas com farinha de milho cozida no vapor em cuscuzeira, e consumido quente no café da manhã ou como acompanhamento de diversos pratos. Há também o cuscuz paulista, muito rico de ingredientes, com sardinha ou camarão, tomates, milho, ervilhas, alho e cebola, feito com farinha de milho flocada, cozida com todos os ingredientes e decorado com ovos cozidos. Feito em forma de bolo ou de pudim, com furo no meio, pode ser servido quente ou frio. E ele se assemelha mais ao Cuscuz Mediterrâneo, que pode levar vários ingredientes como legumes, grãos, carnes, nozes e outros. Assim como o Paulista, ele também é refogado, servido quente, mas muitas vezes é hidratado com chás e caldos. Vamos a ela:

Ingredientes do Cuscuz Mediterrâneo:

1 xícara de cuscuz de sêmola de trigo grossa

1 xícara de caldo de legumes

2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem

2 xícaras de tomates cortados em cubos grandes, ou cereja, cortados ao meio

¼ de xícara de azeitonas pretas, sem caroço. Fatiadas

1 colher (sopa) de folhas de manjericão fresco, picadas

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Como Fazer o Cuscuz Mediterrâneo:

  1. Aquecendo: Em uma panela pequena, leve o caldo de legumes para o fogo até ferver.
  2. Hidratando: Coloque todo o cuscuz em uma tigela. Sobre ele despeje o caldo de legumes fervente, cubra com uma tampa ou pano e deixe descansar. Após 5 minutos ele terá crescido. Mexa então com um garfo para soltar, senão vira uma polenta. Ele deve ganhar uma textura leve e solta.
  3. Agregando: Misture o azeite de oliva, os tomates, as azeitonas fatiadas e o manjericão picado. Junte tudo ao cuscuz já frio. Certifique-se de distribuir uniformemente os ingredientes.
  4. Temperando: Tempere tudo com sal e pimenta-do-reino moída na hora, conforme sua preferência pessoal.
  5. Servindo: Sirva o Cuscuz Mediterrâneo como acompanhamento para um peixe ou uma carne, ou sozinho, como uma opção leve e deliciosa.

Desfrute deste Cuscuz Mediterrâneo leve e repleto de sabores que irá agradar a todos. A combinação de ingredientes frescos e o versátil grão de sêmola proporcionam uma experiência culinária que encanta até os paladares mais exigentes, e adiciona um toque de leveza à sua refeição. É uma opção saudável, rica em nutrientes, prática e fácil de ser feita, ideal para atender a correria de todos os dias. Bom apetite!!

Também pode lhe Interessar:

Delícia de Crepioca em Sua Melhor Forma, Leve e Nutritiva

Sopa Paraguaia, Uma Deliciosa Surpresa Tradicional da Culinária Sul Mato-Grossense

Tomates Recheados, Uma Saudável Opção para Acompanhamento ou Prato Principal

Desafio do Bacalhau: 5 Receitas Para Quem não Segue Receitas

Filé de Peixe ao Limão e Ervas, Uma Delicadeza em Sabor

Torta de Queijo Brie com Cebolas Caramelizadas e Nozes, Sofisticada e Cremosa