Desvende os Segredos do Tiramisu, Esse Clássico Doce Italiano Que Encanta o Mundo

Tiramisu

O Tiramisu, esse doce clássico tão comum nas trattorias e cantinas italianas, é mais que apenas um doce. É uma verdadeira ópera com suas camadas de sabor, de aromas e de texturas, que cantam uma história de amor, de paixão e do encanto dos italianos pela culinária.

Uma Pincelada na História do Tiramisu:

Sua história é longa e cheia de idas e vindas, possuindo muitas e variadas versões. Uma delas relata como sendo um doce típico da cidade de Siena, denominado Sopa do Duque. Já em Florença, há alguns séculos (sim, pois é bem antigo) foi chamado de Sopa Inglesa, mas rebatizado recentemente como Tiramisu.

Existem atualmente muitas e variadas versões desta famosa sobremesa, mas a mais comum, ao menos na Itália, é a preparada com os savoiardi, um tipo de bolacha achatada e fofa, que vagamente lembra nossas bolachas champanhe, e com o queijo mascarpone.

O queijo mascarpone, é originário da Lombardia, que atualmente tem registrada a sua ‘Denominação de Origem’. É um queijo muito cremoso, pouco ácido, fresco e amanteigado. Feito apenas com creme de leite, é facilmente encontrado no Brasil, em mercados, laticínios e grandes supermercados.

Ingredientes Para o Tiramisu:

250g de queijo mascarpone (ou outro queijo cremoso como cream cheese, exceto ricota)

150g de savoiardi (ou bolacha champanhe)

2 gemas

2 claras em neve

1 xícara (chá) de café forte, frio

2 ¼ copos de vinho licoroso (doce)

100 ml de creme de leite

Cacau em pó para polvilhar

Chocolate meio amargo ralado para decorar.

Como Fazer o Tiramisu:

  1. Em uma panela em banho-maria, bata as gemas e o açúcar, com um fuet. Sem parar de bater, acrescente um quarto de copo de vinho licoroso.
  2. Mantenha em banho-maria até espessar. Reserve.
  3. Misture o café com o queijo mascarpone. Reserve.
  4. Bata o creme de leite e junte as claras em neve, mexendo delicadamente. Reserve.
  5. Embeba as bolachas no vinho licoroso e coloque-as aos pedaços no fundo de uma travessa, ou em taças, para consumo individual.
  6. Coloque uma camada do mascarpone outra do creme e outra do creme de leite.
  7. Leve à geladeira para esfriar por algumas horas, para que os sabores se misturem e o Tiramisu adquira a consistência perfeita.
  8. Antes de servir. Polvilhe com cacau em pó e decore com chocolate ralado.

Como uma declaração de amor à tradição italiana, o Tiramisu é uma viagem sensorial irresistível. Histórias de encontros ao redor da mesa e de paixões pela culinária são contadas em cada camada desse doce ancestral. Que seus convidados sejam encantados pelos aromas e sabores desta maravilha que encanta os amantes da gastronomia italiana ao redor do mundo. Desfrute deste pedaço da Itália em sua mesa. Buon apetito!!

Também pode lhe interessar:

Pudim de Caramelo

Pavê de Creme e Chocolate

Rabanada de Forno

Doce de Gelatina Colorida