Facas de Cozinha: Aprenda como Lavar, Afiar, Conservar e Armazenar Corretamente

Afiar Facas

Cuidar corretamente de suas Facas de Cozinha é primordial para garantir que elas permaneçam afiadas, eficientes e seguras ao longo do tempo. Vamos abordar aspectos básicos relacionados à manutenção de suas facas, tais como a lavagem, afiação, conservação e o correto armazenamento.

Lavagem Adequada:

A primeira etapa para a manutenção das Facas de Cozinha é a forma correta e adequada de limpeza. Algumas dicas importantes:

  1. Lave sempre à mão: evite coloca facas na máquina de lavar louça, pois o movimento e a umidade podem danificar as lâminas e cabos.
  2. Lave imediatamente: lave suas facas logo após o uso, para evitar que resíduos de alimentos sequem e se tornem difíceis de remover.
  3. Use detergente suave: prefira detergente neutro e água morna. Evite esfregar com esponjas abrasivas, pois além de arranhar as lâminas, ainda podem danificar o fio, obrigando a afiações mais frequentes. Se estiver usando esponja dupla face, use sempre o lado macio.
  4. Seque cuidadosamente: após a lavagem, seque suas facas cuidadosa e completamente com um pano macio para evitar a formação de manchas d’água e/ou pontos de corrosão.

Afiação Periódica e Diária:

Manter suas Facas de Cozinha sempre afiadas é fundamental para garantir cortes precisos e seguros. Com uma faca cega, você precisa fazer mais força para executar o mesmo corte. Além do evidente esforço físico, aplicar mais força prejudica o controle, podendo causar acidentes. Seguem algumas orientações:

  1. Afiador de facas: invista em um afiador ou pedra de amolar de qualidade e use-o regularmente para manter o fio das lâminas. Uma afiação rápida entes de cada uso seria o ideal, mas muitas vezes torna-se inviável. Estipule um prazo, semanal, mensal ou outro de sua preferência, a depender da intensidade e frequência de uso. A grande maioria das pedras de amolar somente são eficientes quando molhadas. Se for esse o seu caso, mergulhe a pedra em água por ao menos meia hora antes do uso.
  2. Chaira ou Aço de Amolar: Certamente você já viu o açougueiro, antes de trabalhar uma nova peça de carne, passar a faca pela chaira. O uso deste utensílio possibilita alinhar a borda da lâmina, removendo pequenas rebarbas, sendo complementar ao afiador. Esse procedimento deve ser feito antes de cada uso, e muitas vezes durante, ou sempre que você sentir que a faca perdeu o gume.
  3. Profissionalização: em algum momento, é recomendável procurar um profissional de afiação para um serviço mais completo, especialmente se suas facas estiverem visivelmente danificadas.

Conservação:

A conservação adequada de suas Facas de Cozinha é fundamental para prolongar a sua vida útil.

  1. Evite quedas: evite deixar as facas caírem ou baterem em superfícies duras, pois isso pode danificar as lâminas e desalinhar o fio. Da mesma forma, não as deixe dentro da pia, onde outros talheres ou utensílios podem bater e danificar o gume.
  2. Não use como ferramentas: nunca utilize suas facas para outros fins que não sejam cortar alimentos, tais como abrir latas ou caixas, pois isso pode causar sérios acidentes. Nem mesmo embalagens plásticas de alimentos: para isso use uma tesoura.
  3. Faca certa para o uso correto: certos alimentos e procedimentos podem danificar ou cegar sua faca. O tomate, por exemplo, adora tirar o gume das lâminas. Para cortá-los, use faca com lâmina serrilhada. Da mesma forma, para cortar ossos use um cutelo.
  4. Proteja as lâminas: use tábuas de corte de material adequado, como madeira ou plástico, para evitar danos às lâminas. Fuja das tábuas de vidro ou de pedra.

Armazenamento Correto:

A maneira como você armazena suas Facas de Cozinha também faz toda a diferença:

  1. Barras magnéticas: instalar uma barra magnética na parede de sua cozinha é uma ótima forma de manter suas facas sempre visíveis, secas, afiadas e protegidas de batidas.
  2. Cepo de madeira: usar um cepo de madeira também é uma bela forma de armazenar suas facas, pois também ficam visíveis, com suas lâminas resguardadas de danos e de acidentes, além de serem decorativos. Certifique-se apenas de secá-las bem antes de inserir no cepo.
  3. Bolsas ou estojos para facas: você também pode usar bolsas ou estojos específicos para proteger as lâminas e os cabos. Esta é uma medida adotada pela esmagadora maioria dos chefes de cozinha, devido à facilidade de transporte, pois gostam de mantê-las sempre junto de si. Os chefes são zelosos, cuidadosos e até mesmo ciumentos com relação a suas facas, por serem sua principal ferramenta de trabalho.
  4. Cuidado nas gavetas: se você precisa guardar suas facas em gavetas, certifique-se de que elas estejam bem protegidas com bainhas ou protetores de lâminas para evitar danos, tanto ao fio quanto a quem as manipula.

Cuidar de suas Facas de Cozinha não apenas prolongará sua vida útil, como também tornará a experiência de cozinhar muito mais agradável, segura e eficaz. Lembre-se de que facas bem conservadas são essenciais na criação de pratos deliciosos com precisão e facilidade. Então reserve um tempo para fazer a devida manutenção em suas facas, desfrute desses benefícios ao longo do tempo e descubra que manter suas facas bem afiadas e conservadas, aumentará seu prazer em cozinhar.

Você Também Pode se Interessar por:

Gastronomia Molecular

Técnicas Culinárias: Conheça o Confit