O Minestrone é um prato da cozinha tradicional italiana que representa a essência da cozinha camponesa: simples, nutritiva e saborosa. O nome ‘minestrone’ é o aumentativo de ‘minestra’, que significa ‘sopa’ em italiano. O sufixo ‘-one’ indica algo grande ou abundante. Assim, Minestrone pode ser entendido como uma ‘grande sopa’ ou como é mais conhecido, um ‘sopão’, rico em vegetais, leguminosas e, muitas vezes, macarrão ou feijão.
Origem do Minestrone
Originário das regiões rurais da Itália, essa robusta sopa era preparada com os ingredientes disponíveis na região e na estação, aproveitando ao máximo as colheitas frescas. Em tempos difíceis, como durante as guerras, muitas vezes ocorriam racionamentos, e tudo o que era produzido ou colhido era entregue ao esforço de guerra para alimentar os soldados. Assim, apenas uma fração dessa produção, geralmente 20% era devolvida à população, o que é claro que nunca era suficiente.
Convocados por uma autoridade, geralmente o pároco local e/ou o prefeito, os camponeses e aldeões se reuniam uma vez ao dia na praça central da cidade e traziam os alimentos que tinham em casa, que eram usados para preparar uma grande ‘minestra’. Assim, na ‘praça da sopa’, ou ‘La Piazza dela Minestra’, o pouco se tornava muito, e todos podiam se alimentar, e o que sobrava era dividido entre os doentes e inválidos.
Dessa forma, as pessoas se juntavam ao redor de fogueiras com panelões imensos com água quente com azeite, nos quais eram colocados os produtos trazidos por cada família para cozinhar, e assim nasceu a ‘grande minestra’ ou o Minestrone.
O Minestrone Hoje
Não há uma receita específica para o Minestrone, que pode ser feito com uma grande variedade de legumes que estejam em época e, quase sempre, feijão ou macarrão. Pode ser vegetariano, pode conter carne ou caldo à base de carne, grãos em geral, verduras e até mesmo produtos marinhos, como frutos-do-mar, peixe ou algas.
Esta ‘receita’ passou de geração em geração, e continua hoje a ser uma das mais preferidas nas mesas italianas e ao redor do mundo, especialmente dos dias frios. Vamos a ela:
Ingredientes Para o Minestrone:
2 peitos de frango
1 colher (sopa) de sal grosso ou sal marinho
250g de macarrão para sopa (Caracol, Padre Nosso, Ave Maria, etc.)
Azeite de oliva o quanto baste
½ maço de salsinha e cebolinha (cheiro-verde) picadas – reserve os talos
1 talo de salsão picado – reserve as folhas
1 alho-poró picado – reserve as folhas
4 dentes de alho, picados
1 cabeça de funcho (erva-doce) pequena – reserve as folhas
1 cebola piquê (cravejada por 12 cravos)
3 cenouras cortadas em cubos
4 tomates grandes cortados em cubos (não precisa retirar pele nem sementes)
4 batatas grandes descascadas e cortadas em cubos
1,5 litros de água
3 folhas de louro
½ colher (chá) de tomilho seco
½ colher (chá) de orégano seco
1 colher (sopa) de sal grosso ou sal marinho
1 colher (café) de pimenta-do-reino em grãos
Queijo parmesão ralado para servir