Os Pastéis de Nata ou Pastéis de Belém são um ícone da doçaria portuguesa, uma verdadeira tentação que conquista paladares ao redor do mundo. O grande campeão dos doces portugueses é uma empadinha de massa folhada com um recheio cremoso, aromatizado com uma delicada combinação de leite, ovos, canela e raspas de limão. Pode ser encontrada em padarias, confeitarias, além de bares e restaurantes de proprietários portugueses por todo o mundo. E qual a diferença entre eles? No que diz respeito à receita, não se sabe. Ocorre que somente podem ser chamados de Pastéis de Belém aqueles feitos na Casa do Pastel de Belém, que fica no bairro Belém, em Lisboa.
Um Pouco de História:
Os famosos pasteis foram criado pelos monges do Mosteiro dos Jerônimos no início do Século XIX, como forma de arrecadar fundos para o mosteiro, e virou um sucesso. O mosteiro havia sido inaugurado em 1502, como homenagem à chegada do navegador Vasco da Gama às Índias, fato ocorrido em 1498. Erguido com recursos do comércio de especiarias, nele encontram-se os túmulos do poeta Luís de Camões e do próprio Vasco da Gama.
Mas em 1834 o mosteiro acabou sendo fechado como consequência da Revolução Liberal do Porto. Para sobreviverem, os monges começaram a fabricar e vender um doce feito com ovos e leite, bem ao lado do mosteiro. Pela proximidade com a Torre de Belém, que atraia muitos visitantes, rapidamente os pasteis se tornaram um sucesso. A receita secreta foi comprada em 1837 pelo empresário português Domingos Rafael Alves, recém-chegado do Brasil. Ele criou, também ao lado do mosteiro, a confeitaria de nome Confeitaria de Belém, que desde então fabrica a iguaria.
Nos Dias de Hoje
Atualmente, a confeitaria se chama Casa do Pastel de Belém e é gerida pelos descendentes de Domingos Rafael Alves, e a receita até hoje é um segredo guardado a sete chaves. Além de ser parte da cultura portuguesa, costumes foram inventados ligados aos Pasteis de Belém, como o provérbio: “Noiva que come pastel, não tira mais o anel”. Assim é que recém-casados são vistos comendo a iguaria no dia do casamento.
Vamos desvendar os segredos por trás desta receita tradicional de Pasteis de Nata, muito parecida com a receita original dos Pasteis de Belém, pois estes, você já sabe, só podem ser saboreados em um único lugar: Belém. Convidamos você a mergulhar na história e na arte da confeitaria portuguesa, enquanto prepara em sua própria cozinha este tesouro gastronômico. Vamos a ele!!
Ingredientes Para os Pastéis de Nata:
500g de massa folhada fresca
500ml de leite
6 gemas de ovo
200g de açúcar
50g de farinha de trigo
Casca de limão
Casca de laranja
1 pau de canela
1 colher (chá) de essência de baunilha
Açúcar de confeiteiro e canela em pó para polvilhar