Quiche Lorraine: A Evolução do Clássico Francês

Quiche Lorraine

A Quiche Lorraine, um prato emblemático da culinária francesa, carrega em si uma história rica que transcende séculos e regiões.

Um Pouco Sobre as Origens da Quiche Lorraine:

A quiche teve sua origem na Alemanha, na região da província de Lothringen. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a região passou a pertencer à França, e atualmente fica no nordeste deste país, fazendo fronteira com a Alemanha. A região hoje se chama Lorena, e em francês, Lorraine. A palavra ‘quiche’ tem sua origem no termo alemão ‘kuchen’, que significa torta. Com a posse definitiva do território da Alsácia Lorena, os franceses batizaram a torta de Quiche Lorraine. Esta receita começou sua jornada no Século XVI como uma simples torta aberta feita de pão, ovos e creme. Curiosamente, a introdução do bacon, hoje considerado um ingrediente essencial, só aconteceu bem mais tarde, transformando-a no prato adorado que conhecemos hoje.

A Quiche nos Dias Atuais:

Com o tempo, a Quiche Lorraine cruzou fronteiras e se transformou em um símbolo da elegância e sofisticação da culinária francesa ao redor do mundo. Hoje a quiche pode ser encontrada com uma enorme variedade de ingredientes, desde a original Quiche Lorraine, até aquelas com alho-poró, champignon, espinafre ou mesmo com peixes, como salmão. Esta receita é uma experiência culinária que conta a história de uma região e sua evolução através dos tempos. Vamos a ela!

Ingredientes Para a Quiche Lorraine:

Para a Massa:

200 g de farinha de trigo

100 g de manteiga sem sal, gelada e em cubos

½ colher (chá) de sal

2 a 4 colheres (sopa) de água gelada

Para o Recheio:

200 g de bacon cortado em cubos pequenos

4 ovos grandes

200 ml de creme de leite fresco

100 ml de leite

1 pitada de noz-moscada

Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

100 g de queijo gruyère, ralado

Como Fazer a Quiche Lorraine: