Sagu de Vinho, Uma Deliciosa Viagem às Serras Gauchas, com Sabor de Infância

Sagu-de-vinho

Muito comum por todo o país, o Sagu de Vinho Tinto é uma receita oriunda das serras gaúchas. Frequentes na região, as famílias italianas abraçaram o sagu, fazendo dele uma sobremesa tradicional. Muito saboroso, feito com bolinhas de fécula de mandioca cozida, vinho tinto, açúcar e especiarias, como cravo e canela. Em cada esfera de sagu, encontramos não apenas bolinhas de mandioca, mas um verdadeiro convite para uma experiência única de sabor. Presença frequente em festas infantis de outrora, quando era feito apenas com suco de uvas ou groselha. Transformou-se hoje em uma sobremesa sofisticada e envolvente, sobretudo quando é acompanhado por um creme. Venha conosco desvendar os segredos dessa sobremesa que foge do comum. Vamos a ela:

Ingredientes para o Sagu de Vinho:

2 xícaras de sagu

3 xícaras de vinho tinto seco (1 garrafa)

6 xícaras de água

1 xícara de açúcar

2 paus de canela

5 cravos-da-índia

Como Fazer o Sagu de Vinho:

  1. Coloque em uma tigela o sagu com 2 xícaras de água para hidratar. Deixe descansar por umas duas horas.
  2. Em uma panela coloque o vinho tinto, o açúcar, a canela, os cravos e o restante da água. Opcionalmente, coloque a canela e os cravos em um saquinho ou em uma touca descartável (nunca usada, é claro) e amarre. Misture bem até que o açúcar dissolva totalmente.
  3. Leve a panela ao fogo alto, e quando ferver adicione o sagu hidratado (com o líquido). Reduza o fogo e deixe cozinhar por uns 30 minutos, ou até que as bolinhas do sagu estejam transparentes. Mexa ocasionalmente para evitar que grude no fundo.
  4. Retire do fogo e descarte a canela e os cravos.
  5. Transfira o sagu para uma tigela e espere esfriar.
  6. Quando estiver em temperatura ambiente, cubra e leve à geladeira por umas 2 horas antes de servir.

Dica: Ao ferver vinho, você elimina o álcool. Mas, caso prefira, você pode substituí-lo por suco de uva ou groselha. Neste caso, reduza a quantidade de açúcar.

O Sagu de Vinho é uma sobremesa que encanta não apenas pelo paladar, mas também pela elegância que proporciona à mesa. Cada bolinha de sagu traz consigo a história dos imigrantes alemães e italianos que para cá vieram no final do Século XIX O aroma do vinho tinto cria uma experiência única para o paladar. Esta sobremesa pode ser servida tanto em ocasiões especiais quanto em dias comuns. Cada colherada compartilha os prazeres de uma viagem aos campos vinícolas, pradarias, serras e pampas gaúchos. Que estes momentos à mesa sejam uma celebração da riqueza de sabores que a culinária brasileira nos proporciona. Bom apetite!!

Também pode lhe Interessar:

Bolo Gelado de Coco de Liquidificador ou Toalha Felpuda, Cremoso e Irresistível

Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate, Uma União Perfeita de Gostosuras

Musse de Limão Fácil, Rápido e Refrescante, com Apenas 3 Ingredientes

Desvende os Segredos do Tiramisu, Esse Clássico Doce Italiano Que Encanta o Mundo

Pudim de Caramelo Que Derrete Corações Com Apenas Quatro Ingredientes