Quando pensamos em pratos japoneses icônicos, o Tempura é um dos primeiros que nos vem à mente. Esse prato é uma prova de que a simplicidade e sofisticação podem coexistir em harmonia. Curiosamente, o Tempura tem uma história que atravessa fronteiras.
Foi introduzido no Japão pelos missionários portugueses do Século XVI, que utilizavam técnicas de frituras em suas próprias receitas. Os japoneses, mestres em refinar ideias, adaptaram o conceito, criando o Tempura como o conhecemos hoje: leve, crocante e incrivelmente saboroso. O prato original, hoje perdido no tempo, era feito especialmente para ser consumido durante a Quaresma, quando os católicos eram proibidos de consumir carne, e usavam a expressão latina “ad tempora cuaresme”, ou seja, “no tempo da quaresma”. Os japoneses de então, não acostumados com frituras, confundiram essa expressão com o nome do prato, passando a chamá-lo de Tempura.
Com uma massa delicada que envolve frutos-do-mar e vegetais frescos, o Tempura se tornou um marco da culinária japonesa, encantando paladares ao redor do mundo. Agora, você pode aprender a preparar esta iguaria em casa, e surpreender sua família e amigos com sua crocância irresistível. Vamos a ela!
Ingredientes Para o Tempura:
Para a Massa:
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de farinha de arroz
1 xícara de amido de milho
1 gema de ovo
1 pitada de sal
2 xícaras de água gelada
Para o Recheio;
200 g de camarões de médios a grandes, limpos e sem casca
2 cenouras cortada em palitos finos
200g de vagem, cortada em palitos finos
2 cebolas cortada em fatias finas
1 batata doce grande, cortada em palitos finos
Outros vegetais de sua preferência, como pimentão, abobrinha, vagem, etc…
Para Fritar:
Óleo vegetal em quantidade suficiente para imersão
Para o Molho:
½ xícara de molho de soja (shoyo)
¼ de xícara de caldo de peixe (dashi)
1 colher (sopa) de gengibre ralado
1 colher (chá) de saquê ou mirim (opcional)
Como Fazer o Tempura:
Pré-preparo dos ingredientes:
- Lave e seque bem todos os vegetais e os camarões. Para fatiar a cenoura e a batata-doce, o ideal é que você use um mandolim, para cortar em palitos finos. Use a faca para cortar a cebola em fatias finas e a vagem na diagonal, eliminando as pontas.
Prepare a Massa:
- Em uma tigela grande, bata a gema do ovo com um pouco de água gelada até misturar bem. Adicione as farinhas aos poucos, e mexa com um garfo, ou um batedor de arame (fouet) até dissolver os grumos. Se puder, mantenha a tigela sobre um recipiente com gelo, para garantir que a massa permaneça gelada durante o preparo.
Prepare o Óleo:
- Em uma panela funda, aqueça o óleo a uma temperatura de aproximadamente 160°C. Para testar, coloque uma gota da massa no óleo: ela deve subir e começar a fritar.
Empanar e Fritar:
- Comece pelos camarões: mergulhe-os na massa, certificando-se que estejam bem cobertos. Em seguida, coloque-os cuidadosamente no óleo quente, evitando encher muito a panela para não esfriar o óleo. Vire-os a cada minuto, para fritarem por igual. Quando estiverem dourados e crocantes, retire com uma escumadeira e coloque sobre papel toalha ou peneira metálica para escorrer o excesso de óleo.
- Mergulhe todos os vegetais na massa e misture bem. Com uma colher, pegue pequenas porções dos vegetais e coloque no óleo. Após aproximadamente 1 ou 2 minutos, vire para fritar do outro lado. Retire quando estiverem dourados, escorrendo o excesso de óleo da mesma forma feita com os camarões.
Prepare o Molho:
- Misture todos os ingredientes do molho em uma panelinha, e aqueça em fogo baixo por alguns minutos. Sirva em potes individuais para mergulhar os pedaços de Tempura.
Preparar Tempura em casa é uma experiência gratificante. É uma forma de se conectar com a rica cultura japonesa e experimentar a leveza que define a culinária daquele país. Você pode incrementar o prato, alterando ou acrescentando ingredientes. Variando os legumes, e acrescentando tiras de peixe, ou mesmo frango desfiado.
Seja como entrada ou prato principal, o Tempura é uma opção que sempre impressiona pela combinação de simplicidade e sofisticação. Ao fazer essa receita, você leva o autêntico sabor do Japão para sua mesa, encantando a todos com sua crocância incomparável. Bom apetite!
Também Pode lhe Interessar:
Camarão à Paulista: O Autêntico Sabor do Litoral
Salmão Grelhado com Crosta de Pimenta Rosa e Ervas Aromáticas
Ratatouille Marinho, Saudável e Deliciosa Variação Feita com Filés de Tilápia
Pimentões Recheados com Legumes, Uma Explosão de Sabores a Casa Mordida
Salmão Grelhado ao Molho de Ervas: Uma Delícia Saudável e Sofisticada
Hambúrguer de Peixe: Mais Fácil do que Você Pensa, Muito Saudável, e Todos Vão Adorar
Desafio do Camarão: 5 Receitas Para Quem Não Segue Receitas
Peixe à Belle Meunière, Bem Fácil de Fazer, Muito Elegante Para Impressionar e Deliciosa
Clássicos Brasileiros: Camarão Saint Jacques, Original de Campinas/SP, Conquistou o País
Desafio da Abobrinha: 5 Receitas Para Quem Não Segue Receitas