Clássicos Brasileiros: Arroz Carreteiro, o Sabor Campeiro, Que Encantou Paladares Pelo País

Arroz-carreteiro

Nascido nos pampas do Sul do país, o Arroz Carreteiro, também conhecido por Arroz de Carreteiro, ganhou as estradas e hoje é conhecido por todo o Brasil. Surgiu com os tropeiros e carreteiros que vinham do sul do país trazendo gado para o mercado consumidor do Sudeste. Em grandes panelas de ferro, o charque, um tipo de carne-seca ou carne de sol, era misturado ao arroz, trazendo ‘sustância’ e fornecendo a energia necessária para o esforço de lidar com o gado e percorrer grandes distâncias no lombo de cavalos ou em carroças puxadas por bois, as chamadas ‘carretas’.

Além de se tornar popular e requisitado no Rio Grande do Sul, acabou se difundindo por conta principalmente das churrascarias, espalhadas pelos quatro cantos do país. E neste processo, ganhou releituras as mais diversas, como o Arroz Pantaneiro do Centro-Oeste, e o Arroz Maria Isabel no Nordeste. E assim é que esta receita simples tornou-se bem mais robusta, repleta de sabores tradicionais, uma celebração não apenas à tradição pampeira, mas também à tradição pantaneira, do cerrado à caatinga, do sertão às gerais. Vamos desbravar juntos o prazer de preparar essa delícia que conquistou o coração de muitos.

Ingredientes para o Arroz Carreteiro:

3 xícaras de arroz

500g de carne de charque (carne-seca), dessalgada e desfiada

2 linguiças calabresa, sem pele e cortada em rodelas ou cubos

1 cebola grande, picada

4 dentes de alho , picados

1 pimentão vermelho grande, sem sementes e picado

4 tomates maduros, sem sementes e picados

3 colheres (sopa) de óleo ou banha de porco

3 folhas de louro

Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Cheiro-verde para salpicar

Como Fazer o Arroz Carreteiro:

  1. Em uma panela grande aqueça o óleo ou a banha, e refogue a cebola, o alho e o pimentão até que fiquem dourados e aromáticos.
  2. Adicione a carne-seca e a calabresa à panela e refogue por alguns minutos até dourar.
  3. Junte os tomates picados, as folhas de louro e a pimenta-do-reino. Cozinhe até que os tomates se desfaçam e comece a se formar um molho.
  4. Acrescente o arroz à mistura da panela e mexa bem, refogando por alguns instantes.
  5. Adicione água fria suficiente para cozinhar o arroz. Ou seja, para cada xícara de arroz, duas de água. Se usou 3 xícaras de arroz como indicado, junte 6 de água.
  6. Verifique o sal e ajuste, caso necessário. Não exagere, pois as linguiças e a carne-seca já contém sal.
  7. Cozinhe em fogo alto com a panela semi-tampada até que a água comece a ferver. Baixe então o fogo e tampe totalmente a panela, deixando cozinhar até que o arroz esteja macio e todo o líquido tenha sido absorvido.
  8. Finalize com cheiro-verde picado antes de servir.

O Arroz Carreteiro é mais do que uma refeição, é uma experiência que nos remete à tradição e simplicidade das refeições campeiras. Com suas camadas de sabores intensos e a textura irresistível da carne-seca, cada bocado é um tributo à culinária brasileira. Ao preparar e desfrutar deste prato, estamos conectando gerações, celebrando a riqueza de nossa cultura e enchendo nossas cozinhas com o calor do campo. Sirva o Arroz Carreteiro com orgulho, e aproveite cada momento deste banquete campeiro. Bom apetite!

Você também pode se interessar por:

Rabada com Agrião Suculenta

Galinhada Saborosa e Super Prática

Clássicos Brasileiros: Filé Oswaldo Aranha

Clássicos Brasileiros: Filé à JK