Como Surgiu o Brigadeiro:
Logo após a Segunda Guerra Mundial, em 1945, o país passava por um período de escassez de alimentos, e era difícil conseguir leite fresco e açúcar para as receitas de doces. Foi então que se popularizou o leite condensado, que até então era vendido apenas em farmácias. Nas eleições presidenciais daquele ano, um dos candidatos era o Brigadeiro Eduardo Gomes, que se utilizava de uma propaganda engraçada: “Vote no Brigadeiro, que é bonito e solteiro”, na tentativa de angariar o voto feminino, que recém haviam adquirido esse direito.
A criação do doce é atribuída a Heloísa Nabuco de Oliveira, que juntou leite condensado e chocolate em pó visando arrecadar fundo para seu candidato. O chamado ‘doce do Brigadeiro’ caiu no gosto do povo, mesmo o Brigadeiro Eduardo Gomes tendo perdido a eleição para o General Eurico Gaspar Dutra.
Na década seguinte, o ‘doce do Brigadeiro’ foi abreviado para ‘Brigadeiro’ e com sua textura macia e sabor irresistivelmente doce, amado por pessoas de todas as idades, ganhou o país e o mundo, onde é conhecido como ‘trufa brasileira’.
Aprenda agora a receita clássica de Brigadeiro:
Ingredientes:
1 lata de leite condensado (aprox. 395g)
2 colheres (sopa) de cacau em pó ou achocolatado
2 colheres (sopa) de manteiga
Chocolate granulado para enrolar
Como Fazer:
- Preparação: Comece organizando os ingredientes. O leite condensado, o cacau (ou achocolatado) e a manteiga são os elementos.
- Cozimento: Em uma panela preferencialmente antiaderente, adicione o leite condensado, o cacau e a manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo constantemente com uma colher de pau. Importante mexer sempre, evitando que grude no fundo, e queime. Continue mexendo até começar a desgrudar do fundo da panela, o que deve levar entre 10 e 15 minutos.
- Modelagem: Após atingir a consistência correta, retire do fogo e deixe esfriar para que possa se manuseado, o que deve levar de 10 a 15 minutos. Com as mãos untadas com manteiga, modele do tamanho desejado (geralmente, do tamanho de um bocado). Se for de sua preferência, passe as bolinhas por chocolate granulado, confeitos coloridos, castanhas moídas, farofa doce ou outra cobertura de sua preferência.
Agora você tem um Brigadeiro clássico pronto para ser desfrutado! Um dos doces mais consumidos do Brasil, com sua textura suave e inconfundível sabor, é perfeito para festas, comemorações ou apenas para adoçar o seu dia, quando pode ser colocado numa tigela e comido de colher, em momentos doces e felizes. Bom apetite!