Clássicos Brasileiros: Filé à JK, Receita Tradicional de Franca/SP, Difundida Pelo País

Filé-JK

Neste post da série Clássicos Brasileiros, vamos à cidade de Franca, interior de São Paulo, conhecida não apenas por sua indústria calçadista, mas também por sua rica história, sua cultura e, é claro, por sua culinária. Dentre os pratos tradicionais que fazem parte da identidade gastronômica da região, destaca-se o Filé JK. É uma iguaria que combina a tradição e os sabores singulares de Franca, homenageando o ex-presidente Juscelino Kubitschek. Como na maioria desses casos, sua origem é imprecisa, mas a vertente mais divulgada, narra que o ex-presidente teria se hospedado em um hotel em Araxá, onde teria solicitado esse prato. Em uma variação da história, ele mesmo o teria preparado. Anos depois, o cozinheiro do hotel teria sido contratado por um restaurante de Franca, onde passou a preparar a iguaria. Conheça e aprenda agora como preparar um legítimo e autêntico Filá à JK.

Ingredientes:

½ kg de filé mignon

200g de presunto

200g de muçarela

Farinha de trigo

Farinha de rosca

2 ovos

3 bananas-nanicas

2 xícaras de arroz

4 xícaras de água

3 dentes de alho, espremidos

1 cebola picada

200g de ervilhas congeladas

1 colher (chá) de manteiga

2 gemas

400g de batatas

100g de palmito

Queijo muçarela ralado quanto baste

Cheiro verde a gosto

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Como Fazer:

  1. Primeiramente, corte o filé mignon em medalhões de uns dois dedos de espessura. Abra ao meio, mas sem separar as duas metades. Cubra com papel filme e bata com o martelo de carne até que fiquem bem finos. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
  2. No centro de cada filé, coloque fatias de pressinto e de muçarela. Dobre de tal forma que o recheio fique no centro, e totalmente coberto pela carne.
  3. Prepare para empanar: farinha de trigo em um prato, farinha de rosca em outro, e num terceiro, os ovos ligeiramente batidos com um pouco de água.
  4. Empane os filés, passando pelos ovos, pela farinha de trigo. Novamente pelos ovos e finalmente pela farinha de rosca.
  5. Frite em óleo quente por imersão, certificando-se que todo o filé esteja coberto. Não sendo possível, vire os filés após o primeiro lado estar dourado.
  6. Em seguida, corte as bananas em duas ou três partes, a depender do tamanho delas, e empane da forma como fez com os filés, fritando-as também por imersão.
  7. Corte as batatas em palitos, e frite em óleo quente até estarem douradas e crocantes.
  8. Na sequência, refogue as cebolas e o alho, junte o arroz e frite um pouco. Acrescente a água e deixe cozinhar. Quando estiver pronto, acrescente a manteiga, as duas gemas de ovos e as ervilhas, misturando muito bem.
  9. Finalmente, salpique a muçarela ralada sobre a carne e leve ao forno para gratinar.
  10. Sirva os filés guarnecidos pelo arroz, pelas bananas, pelas batatas fritas e pela rodelas de palmito, salpicados de cheiro verde.

Combinando tradição, história e sabor, o Filé à JK popularizou-se em Franca e se espalhou pelo país, sendo encontrado em restaurantes os mais diversos. Originado nos anos de 1950, hoje é uma iguaria representativa da herança cultural e culinária de toda uma cidade. Da próxima vez que estiver em Franca, não deixe de provar um autêntico Filé à JK. Ou procure em um bom restaurante de sua região. Ou, ainda melhor, faça em casa. Bom Apetite!!

Em sua cidade ou região existe um prato típico, tradicional como este? Conte para nós nos comentários.

Também pode lhe interessar:

Clássicos Brasileiros: Filé à Oswaldo Aranha

Clássicos Brasileiros: Arroz Carreteiro

Bife à Diana

Como Cuidar Bem de suas Facas